atendimento@portinariboituva.com.br
(15)99649-0130
(15)3363-4057

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Cuidado, carinho e respeito. Trabalhamos com amor para que nossas crianças se desenvolvam e se tornem adultos felizes, conscientes, seguros e responsáveis.

Para criar um espaço focado na produção de conhecimento e educação, o Colégio Portinari conta com um projeto educacional de qualidade fundamentado no trabalho de relações de ensino e aprendizado através da vivência e prática de atividades orientadas.

Os desenvolvimentos emocional, social e pessoal do aluno são os principais pilares da proposta pedagógica do Colégio Portinari. Para isso, são realizadas atividades cuja razão é proporcionar à criança os estímulos corretos e o acesso e a produção de conhecimento, sempre respeitando o seu tempo e sua individualidade.

A participação ativa da comunidade de pais e a identificação dos mesmos com os princípios e valores do Colégio são indispensáveis para o desenvolvimento do projeto educacional.

O constante investimento na qualificação dos profissionais da equipe do Colégio Portinari é um passo fundamental não só para os alunos, mas também para que todos estejam sempre em sintonia, desenvolvendo trabalhos participativos e transdisciplinares.

Liberdade e autonomia no aprendizado

A metodologia de Montessori é caracterizada pelo respeito ao tempo natural do desenvolvimento das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança, trazendo mais autonomia e liberdade com limites ao processo de aprendizado.

Valorização das individualidades

Somos únicos! E cada um de nós tem suas potencialidades individuais. Waldorf tem como premissa a formação de seres humanos e o desenvolvimento de suas múltiplas inteligências.

Estímulo do interesse

O Colégio Portinari estimula o desenvolvimento através dos interesses do próprio aluno. Ou seja, o papel do educador é dar suporte para o desenvolvimento e conhecimento de si para que as escolhas de interesse sejam feitas a partir da vivência e das experimentações.

Pedagogia ativa

A pedagogia ativa, que prevê a paixão pelo aprendizado e o amor pelo conhecimento construído a partir das interações da criança com os espaços físicos, os colegas, professores e familiares. Além disso, grande parte do aprendizado se dá por meio da expressão do próprio aluno, desenvolvida a partir da reflexão sobre os assuntos e dos estímulos propostos nas aulas.

Cultivar os próprios alimentos, ver as flores e frutas nascerem e crescerem, colher frutos do pé, amar e alimentar os patinhos e galinhas, pegar os ovos, entre outros, são práticas comuns ao dia a dia dos alunos do Portinari, e que estimulam a valorização da natureza e da vida.

Aprendizado transdisciplinar: uma nova compreensão da realidade

A transdisciplinaridade consiste em articular o aprendizado de diversas formas, por entre as disciplinas, espaços e atividades, para estimular uma compreensão do todo como uma unidade e gerar uma nova percepção da vida.

Escola Chácara: um espaço para ser criança

O espaço é todo preparado para oferecer os estímulos corretos para cada fase da infância. Possibilita as trocas, os movimentos, as descobertas e a consciência e o respeito através do convívio na natureza. Ele é palco para diversas atividades lúdicas e grandes histórias de aprendizados que enriquecem o projeto pedagógico.

Pilares da Metodologia

- Respeito pelas individualidades e diversidades
- Sustentabilidade, criatividade e cooperatividade
- Educação socioemocional
- Contato com a natureza
- Pedagogia atualizada
- Tranquilidade para os pais
- Equipe de alto nível
- Aprendizado transdisciplinar
- Cultura